sábado, 31 de outubro de 2015

Jovem morre em acidente de moto na estrada entre Matões e o povoado Atoleiro

Por Abdenaldo Rodrigues/Matões Notícias
Aconteceu no início da noite deste sábado, por volta das 19:00h, um acidente com vítima fatal na estrada que liga a cidade de Matões ao povoado Atoleiro, próximo ao bairro Mangueira. A vítima foi o jovem Bruno da Silva, de 24 anos de idade, que perdeu o controle da moto, colidiu com uma árvore, caiu e foi encontrado morto no local.

De acordo informações, Bruno pilotava uma moto modelo FAN, que estava emprestada de um amigo. O jovem passou a tarde na localidade Atoleiro, participando de uma partida de futebol.

Bruno morava no bairro Taioba e era casado. Sua esposa está grávida de dois meses. O corpo foi levado para o Hospital Divino Espírito Santo e, em seguida, encaminhado para o IML de Timon, para os procedimentos periciais.  



 

Jornalista e escritor Alberto Pessoa faz homenagem ao ex-prefeito de Matões Alcino Pereira

Por Abdenaldo Rodrigues/Matões Notícias/Texto editado

O jornalista e escritor caxiense, Alberto Pessoa, filho do saudoso Sr. Zuzu e irmão do diretor do Departamento Municipal de Trânsito de Matões, Paulo Pessoa, presenteou os matoenses com uma bela crônica sobre o ex-prefeito do município de Matões, Alcino Pereira e Silva, que faleceu na última quinta-feira (29).

O Caboclo que virou Prefeito

Por Alberto Pessoa*

Lula Pereira: pelas veredas da vida 

        A bola corria pela lateral do campo no povoado Laranjeiras, município de Matões e às vezes atrapalhava a aula naquela sala, que ficava ao lado do comércio do fazendeiro e “coronel” Vicente Paulino, patriarca de uma grande família que agregava a todos que ali buscavam aconchego.  Era gente do Pau Darco, Infinito, Borges, Taboca, Buriti Frio, Quilombo e até de Santa Luzia, Barra da Ininga, União, Atoleiro, Santo Antônio, Novo Estado, Galos, Mucambo do Ferro, Mandacaru, Centro do Diamante, Marinheiro e Sítio. Era costume dos jovens da Laranjeiras disputarem partidas de futebol naquele amplo espaço que embelezava a Casa Grande, além do forno de torrar farinha, o curral e o pomar com sua diversidade de fruteiras. O menino acabava de tomar cinco bolos de palmatória e em seguida ser obrigado a ficar de joelhos em caroços de milho por ter “assoletrado” errado uma palavra da Cartilha, era assim o tradicional. A bola entrou sala adentro e foi parar na frente do garoto choroso que teve a oportunidade, com autorização da professora, de entregá-la de volta àquele rapaz alto, forte, e mesmo com suor no rosto e lambuzado de terra demonstrava um sorriso de fé e esperança. Era Alcino Pereira, o Lula Pereira.   

          Acompanhado de sua parentela, vizinhos e amigos desfrutavam daquele lazer após um árduo dia de trabalho na lavoura, cultura passada de pai para filho. Lula como era carinhosamente chamado tinha uma apatia diferente, todos o admiravam pela sua maneira de ser: trabalhador, alegre, respeitador. Ainda cedo se casou com a dona Dos Anjos e começou a formar uma família sob a égide de Deus. Os filhos começam a vir ao mundo e serem encaminhados pelas veredas retas da vida. Lula, mesmo sendo um caboclo da mão rachada pela labuta do dia a dia gostava de ler e se informar e se sentia inconformado com o tratamento que os políticos ofereciam aos moradores do extenso município. Recebeu o poio dos familiares, principalmente dos filhos maiores, Rubens e Zé Maria e partiu para uma façanha: ser prefeito de Matões e foi. 

           Venceu as antigas correntes políticas ainda lideradas por Mário Carvalho e alguma herança de Dozim Brito. Lula era um líder nato e contribuiu para que seu filho, Rubens Pereira, fosse também eleito como prefeito e depois eleito e reeleito deputado estadual. Elegeu em seguida a esposa de Rubens, Suely, que está no segundo mandato de prefeita, e o neto, Rubens Pereira Júnior, a deputado estadual. Enquanto se preocupava em representar seu povo, Lula ensinava seus filhos o caminho e estes não esqueceram as lições. Logo tinham em casa os juízes Simeão Pereira e João Neto, e Paulo, Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Maranhão. Antes de falecer, neste dia 29 de outubro, Lula ainda viu o seu neto Rubens Júnior, ex-deputado estadual por dois mandatos obter uma cadeira na Câmara Federal para defender seu estado e seu município. Lula venceu até a morte, pois tenho certeza de que terá um lugar cativo nas fileiras da imortalidade em Cristo Jesus.

* Alberto Pessoa é jornalista/Assessor de Imprensa  da Prefeitura Municipal de Águas Lindas - GO

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Matões de Luto: morre o ex-prefeito Alcino Pereira da Silva, patriarca da família Pereira

Por Abdenaldo Rodrigues/Matões Notícias
Alcino Pereira foi um dos mais expressivos políticos do município de Matões. 


Ex-prefeito de Matões Alcino Pereira
Às nove horas da manhã desta quinta-feira (29), morreu aos 84 anos o ex-prefeito Alcino Pereira da Silva, popularmente conhecido por "Lula", de parada múltipla dos órgãos. Há meses, o político lutava contra um CA. 

Oriundo da zona rural do município de Matões, onde trabalhou na agricultura, Lula chegou a cidade com sua família  na década de 70. Nos anos que se seguiram, formou um forte grupo político contra o domínio de 18 anos do então líder Mário Alves Carvalho. Nas eleições de 1982, Alcino, ao lado do seu vice-prefeito, José João Pereira, derrotou, por uma diferença mínima de 49 votos,  o candidato da situação, Pedro Alves Pinheiro, inaugurando uma novo período político na história do município.

Na sua gestão (1983-1988),  Matões passou por significativa transformação, principalmente na área educacional, com construções de escolas e a implantação do Ensino Médio. Também contribuiu com a expansão da eletrificação rural, ampliando a rede elétrica para vários povoados do município.

Alcino Pereira foi, sobretudo, um homem de visão de futuro, investindo na educação dos filhos. Dessa forma, conseguiu bravamente, ao lado da esposa Maria dos Anjos, formar três filhos na área jurídica: Juízes Simeão Pereira (Comarca de Timon), João Pereira Neto (Comarca de Caxias) e o advogado Paulo Cruz Pereira (Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão) além desses, formou a filha, professora Maria José Pereira (Pedagoga). Na política, destacaram-se o ex-vereador e presidente da Câmara, José Maria Pereira e o maior líder político do município, o ex-deputado estadual Rubens Pereira. Alcino é, ainda, avô do jovem deputado federal Rubens Pereira Jr.

Durante todo o dia, centenas de pessoas estiveram no velório, confortando a família e dando o último adeus ao grande político matoense. Entre os presentes, o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Humberto Coutinho, o prefeito de Caxias, Léo Coutinho e o deputado estadual Rafael Leitoa, de Timon.

A prefeita Suely Pereira, nora de Lula, divulgou Nota Oficial de Pesar: "Agradecemos imensamente o tempo que pudemos conviver com “Seu Lula” e temos a certeza de que ele será sempre lembrado pela sua sabedoria, honestidade, competência e sensibilidade para lidar com as adversidades cotidianas. Devemos sempre lembrar ainda que Deus quer ao seu lado os melhores e, com certeza, o nosso “Lulinha” já está ao lado do Senhor, cumprindo uma nova missão. Vá com Deus meu querido sogro. Obrigada por tudo".

Da mesma forma, o senador pelo Maranhão, Roberto Rocha, manifestou-se: “Meus sinceros sentimentos de pesar. Seu Lula continuará sendo uma boa referência para sua Família, mas também para a Política maranhense. Força e Fé!!!”.

Em sua homenagem, nesta sexta-feira (30), a partir das 07:00h está programada uma cerimônia na Câmara Municipal. Em seguida, acontecerá uma missa na Igreja da Matriz. O sepultamento está previsto para acontecer por volta das 10:00h, no Cemitério Nossa Senhora da Conceição.