terça-feira, 27 de novembro de 2012

Direto da Câmara Municipal de Matões


Por Luciano Matias/Crônicas de Matões

Depois de muitas terças-feiras sem sessão, hoje (27), com as ausências de Júnior Formiga (PTB), Hosaías Oliveira (PSD), Gilmar Almada (PMDB) e Wesley Brito (Pindoba-PRTB), finalmente a Câmara Municipal se reuniu para discussão dos problemas matoenses.

Câmara Municipal de Matões
O vereador Inácio Carvalho (PDT), na tribuna, afirmou que na quarta-feira passada houve um reunião promovida pela Secretaria de Agricultura, que contou com a presença de inúmeros agricultores, para tratar da estiagem em que se encontra o município e, sobretudo,  do PRONAF-Estiagem. Segundo o vereador, o Governo Federal disponibilizou uma linha de crédito  de emergência com recursos de até  R$ 12.500,00  que podem ser pagos em até 10 anos com juros baixíssimos.

Para requerer esse benefício, no entanto, é imprescindível ao lavrador ter em mãos a DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf), que no município é expedida pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Inácio pediu agilidade ao órgão para  a expedição desse documento.

O vereador Elinaldo Colaço (PSD) afirmou que não sabia da reunião e que seria interessante que o Sindicato fosse convidado. Para ele, o Pronaf precisa de um melhor planejamento no município, quanto a gestão dos recursos financeiros. Ressaltou ainda que é preciso reformular o Conselho Municipal de Agricultura, para que a parceria Sindicato-Secretaria de Agricultura seja fortalecida.

Nenhum comentário: