quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Lançado Pronaf Emergencial contra a estiagem em Matões

Por Abdenaldo Rodrigues/Matões Notícias
Palestra com agricultores do município na Câmara Municipal
Na última quinta-feira (22), no prédio da Câmara Municipal de Matões, foi lançada a linha de crédito do Programa Rural Pronaf Emergencial, com a finalidade específica de combater a estiagem no município. O agricultor poderá obter até R$ 12.000,00 de limite e, pagando em dia, terá descontos nas parcelas de 40% do valor. O prazo de pagamento é de dez anos, com três anos de carência e taxa de juros de 1% ao ano.

O crédito poderá ser solicitado até o dia 30 de dezembro do corrente ano, o Programa Pronaf Emergencial tem a meta de atender 100 produtores no município de Matões. Segundo o técnico agrônomo da Secretaria de Agricultura, Ibson, os recursos poderão ser disponibilizados para várias áreas de atuação do agricultor: "Os créditos poderão ser aplicados, principalmente, na construção de açudes, pastagens, barragens, poços cacimbão e cercas de arame".

Estavam presentes à reunião representantes do Banco do Nordeste, o gestor regional da Agerp/Timon (Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão), Carlos Alberto, a secretária municipal de Agricultura de Matões, Rejane Carvalho, e vários técnicos dos órgãos e instituições participantes. Rejane Carvalho disse que cabe à Agerp emitir a DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf), ao banco do Nordeste liberar o crédito,  e a Secretaria de Agricultura do município, à assistência técnica necessária para o êxito do programa em Matões.

Nenhum comentário: