segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

A Câmara de Vereadores de Matões dobrou o número de mulheres na nova configuração

Por Abdenaldo Rodrigues/Matões Notícias
Da esq. para a direita: Isamar Moura, Cristina Janjão, Christiane Pinheiro e Jacqueline Pindoba
Um aspecto importante da política matoense, que segue a tendência nacional, é o aumento de mulheres na Câmara Legislativa. O índice de parlamentares do sexo feminino cresceu 100% em relação ao pleito anterior, passando de 2 para 4 vereadoras na nova configuração.

Os municípios vizinhos como Timon, com 19 vereadores, tem apenas uma mulher, que curiosamente é matoense, Dinair Veloso (PDT); Parnarama, com 13 parlamentares municipais, tem somente duas do sexo feminino. Em Caxias, embora a câmara apresente o mesmo número de mulheres eleitas em Matões, vale lembrar que lá existem 19 vagas, enquanto aqui somente 13.

As 4 parlamentares do legislativo matoense são (ordem nas fotos): Isamar Moura (PSDB), Cristina Janjão (PCdoB), Christiane Pinheiro (PCdoB) e Jacqueline Pindoba (PSB).

3 comentários:

Manoel disse...

PARABÉNS PARA AS VEREADORAS ELEITAS O QUE LHES DÁ MUITA RESPONSABILIDADE, NÃO SEI SE TODOS QUE VOTARAM NELAS SABEM O QUE ESPERAR DELAS, MAS CERTAMENTE TODAS CONHECEM SUAS ATRIBUIÇÕES POIS SÃO PESSOAS ESCLARECIDAS, POR ISSO ESPERAMOS QUE ELAS AS CUMPRAM COM EFICIÊNCIA, OU SEJA: FISCALIZAR O DESTINO DOS RECURSOS PÚBLICOS E PRIORIZAR POLÍTICAS QUE BENEFICIEM A COLETIVIDADE.

Basílio da Silva Rocha disse...

"SE NÃO FOSSE A MULHER MIMOSA FLOR A HISTÓRIA SERIA MENTIROSA."
As mulheres avançam em todos os setores da sociedade, inclusive na política, hoje existem mulheres que representam diversos cargos públicos: na lei, na política, na educação.Isso é realmente muito bom e valoroso, pois as mulheres estão se mostrando cada vez mais capazes, porque não brigam somente pelos seus direitos e interesses, mas sim pelos direitos de toda a nação, que reclama por seus direitos. Não quero fazer demagogia em benefício das mulheres e muitos menos desvalorizar o trabalho dos homens. Mas é importante ressaltar que as mulheres sempre foram consideradas frágeis e atualmente vêm se mostrando forte não só através de fala, mas por meio de atos concretos que constroem o amanhã e o futuro de toda a sociedade. Além do mais, as mulheres são honestas e trabalham com o instinto materno. Parabéns vereadoras matoenses!

Alan Brito disse...

Parabéns as amigas vereadoras que foi um grande salto na câmara municipal de Matões,nunca na historia do legislativo Matoense tivemos esse dobro de Mulheres,são quatro vereadoras de fibra e de garra,,,