sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Cemitério de Matões recebeu centenas de visitantes no Dia de Finados

Por Abdenaldo Rodrigues/Matões Notícias
Muita gente no Cemitério Nossa Srª da Conceição
Nesta sexta-feira (02), Dia de Finados, o Cemitério Nossa Senhora da Conceição, em Matões, recebeu durante todo o dia centenas de pessoas que foram até o local para visitar os seus entes queridos ali sepultados. 

Não existem espaços para novas sepulturas
O local foi devidamente limpo e organizado pela Prefeitura para receber os visitantes do município e de vários outros lugares. Contudo, numa vista rápida, deu para perceber a necessidade urgente de ampliar o espaço do cemitério. Já não existem mais lugares livres para enterrar ninguém e novas covas estão sendo abertas encima das já existentes. 

A título de exemplo, o sepulcro de D. Liberalina Rosa de Viveiros, filha de tradicional família matoense, foi praticamente cortado ao meio para dar lugar a uma nova sepultura, o que se torna um sacrilégio ao direito de descansar em paz.

3 comentários:

Anônimo disse...

A prefeitura já esta providenciando novo terreno para fazer novo cimiterio. Zé Adalto

Anônimo disse...

Gostei muito de visitar o cemitério aqui em Matões, tudo límpido, iluminado.Adelia

Basílio da Silva Rocha disse...

"A morte não é um período que termina uma existência, mas um interlúdio somente, uma passagem de uma forma para outra do ser infinito.”
Brilhante a reportagem sobre o Cemitério de Nossa Senhora da Conceição, que nos mostra como o povo de Matões tem saudade e respeito por seus entes queridos. Neste Campo Santo, existem muitos corpos adormecidos, que compuseram a história de Matões. Foram pessoas brilhantes que nos deixaram muita saudade. Esse Jatobazeiro frondoso, nascido no centro desse Cemitério, dizem os mais velhos, que fora um galho que fizera sustentáculo nos punhos de uma rede para levar um corpo até a sepultura , como eram transportados há tempos atrás os corpos da maioria das pessoas para serem enterrados no Cemitério. Assim como outras datas são importantes para nossas vidas, o dia 02 de novembro, mais conhecido como dia de finados, também tem sua relevância, pois foi criado em homenagem às pessoas falecidas. A morte é o cessar definitivo da vida, seja ela humana, vegetal ou animal, que pode acontecer por diferentes motivos, como doenças, acidentes ou violência. O dia dos mortos é um dia de respeito, dedicado para que as famílias celebrem a vida eterna dos seus entes falecidos, tendo esperança de que tenham sido recebidos pelo Reino de Deus.