quarta-feira, 20 de março de 2013

Programação da visita da Cruz da Juventude e do Ícone de Nossa Senhora a Matões

Por Luciano Matias/Blog Crônicas de Matões

  • QUINTA-FEIRA (21)
Acolhida da CRUZ DA JUVENTUDE e do ÍCONE DE NOSSA SENHORA,símbolos da Jornada Mundial da Juventude JMJ RIO-2013 às 16:00h na subestação da Avenida Parnarama.
  • SEXTA-FEIRA (22)
Cruz e Ícone no povoado santo Antônio
  • SÁBADO (23)
TERÇO MEDITADO às 19:00h na capela de Santo Antônio no bairro Mangueira
  • DOMINGO (24)
Procissão de Ramos, saindo da Igreja Matriz às 8:00h da manhã
  • TERÇA-FEIRA(26)
Celebração Penitencial na Igreja Matriz às 19:00h
  • QUINTA-FEIRA (28)
Celebração da Santa Ceia às 19:00h na Igreja Matriz,seguida de adoração ao Santíssimo
  • SEXTA-FEIRA (29)
CELEBRAÇÃO DA PAIXÃO DE CRISTO às 15:00h na Igreja Matriz e Via Sacra.
  • SÁBADO (30)
CELEBRAÇÃO DA VIGÍLIA PASCAL às 19:00h na Igreja Matriz
  • DOMINGO (31)
CELEBRAÇÃO DA RESSUREIÇÃO DO SENHOR JESUS  às 9:00h na Igreja do Divino e ás 14:00h entrega da Cruz e  do ícone de Nossa Senhora para a cidade de Timon.

2 comentários:

Basílio da Silva Rocha disse...

“A suavidade e o encanto das excelsas virtudes da Imaculada Mãe de Deus atraem de maneira irresistível os ânimos para a imitação do divino modelo, Jesus Cristo, de que Ela foi a mais fiel imagem”. (Papa Paulo VI)
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é um título conferido a Maria, mãe de Jesus, representada em um ícone de estilo bizantino. Na Igreja Ortodoxa é conhecida como Mãe de Deus da Paixão. A tipologia da Mãe de Deus da Paixão está presente no repertório da pintura bizantina desde, no mínimo, o século XII, apesar de rara. No século XV, esta composição que prefigura a paixão de Jesus, é difundida em um grande número de ícones. Andreas Ritzos, pintor grego do século XV, realizou as mais belas pinturas neste tema. Por esta razão, muitos lhe atribuem este tipo iconográfico. Na representação da Virgem da Paixão, os arcanjos Gabriel e Miguel , na parte superior, de um lado e do outro da Virgem Maria, apresentam os instrumentos da paixão. Um dos arcanjos segura a cruz e o outro a lança e a cana com uma esponja na ponta ensopada de vinagre . Ao ver estes instrumentos, o menino se assusta e agarra-se à mãe, enquanto uma sandália lhe cai do pé. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Socorrei-nos em nossas aflições.

Antonio Loureiro ( Adilson ) disse...

O maior sonho de todo o povo de Matões é que um dia essa bendita estrada seja asfaltada.. Enfim parece que numa época em que o tudo o que nunca tinha acontecido antes começou a acontecer (papa argentino, corinthians campeão do mundo e uma mulher na presidência) tudo isso junto favorece ao fato de que uma estrada como essa venha também ( Por que não?)a ser finalmente as.fal.ta.da. ufffaaaa!!! Graças a Deus... já era tempo!