quinta-feira, 30 de maio de 2013

Católicos de Matões celebram solenidade do Corpo de Cristo

Por Luciano Matias/Crônicas de Matões

A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e Divino Espírito Santo em Matões realizou, nesta quinta-feira (30), a Celebração do Corpo de Cristo. Aconteceu uma missa às 17:00 horas e, logo após, uma procissão percorreu as principais ruas da cidade, com paradas em algumas residências, sobretudo onde havia enfermos. Ali, procedia-se a bênção do Santíssimo Sacramento.

A festa de "Corpus Christi" teve origem no século XIII e tem como objetivo realçar a presença real de Jesus "todo" no pão consagrado; foi instituída pelo Papa Urbano VI em 11 de agosto de 1264 e deve ser celebrada sempre na quinta-feira, após a festa da Santíssima Trindade.

Em Matões, a população católica participa de forma fervorosa deste momento celebrativo. 

Um comentário:

Alcebíades Kemps disse...

MATÕES – “CORPUS CHRISTI” (EXPRESSÃO LATINA QUE SIGNIFICA CORPO DE CRISTO) É UMA CELEBRAÇÃO CRISTÃ...“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas, porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.”No dia de “Corpus Christi” as pessoas celebram a presença real de Cristo e de certa forma essa comemoração vem de anos atrás e está até hoje vivíssima nas tradições da Religião Católica. A celebração da Eucaristia mostra na verdade quando Jesus fez a última Ceia, Ele disse que o Vinho seria o seu Sangue e o Pão seria o seu Corpo. Desde então, as pessoas católicas têm essa celebbração como uma tradição do catolicismo. Nas missas da Igreja Católica é servido a Hóstia que é na verdade o Pão e o Vinho, representando o Corpo e o Sangue de Jesus. É Dia Santo nesse dia de “Corpus Christi”. “O que come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia”. “A Eucaristia é a saúde da alma e do corpo, remédio de toda enfermidade espiritual, cura os vícios, reprime as paixões, vence ou enfraquece as tentações, comunica maior graça, confirma a virtude nascente, confirma a fé, fortalece a esperança, inflama e dilata a caridade.” É isso!