quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Matões preparada para receber mais de 50 mil pessoas no Festejo do Divino Espírito Santo

Por Abdenaldo Rodrigues/Matões Notícias
Fotografias: José Carlos Ferreira/Facebook

Praça da Igreja do Divino Espírito Santo
O Festejo do Divino Espírito Santo em Matões, famoso por ser uma das maiores e mais tranquilas festas do Maranhão, atrai anualmente milhares de pessoas de vários estados do Brasil, que lotam a cidade nos três principais dias (23, 24 e 25 de agosto). Para receber tantos visitantes, a prefeita Suely Pereira (PSB), cuida dos detalhes para que aconteça tudo dentro das expectativas.
 
Ruas limpas e iluminadas
 
As ruas da cidade foram totalmente recuperadas e limpas; árvores receberam poda e os canteiros e praças tiveram um tratamento especial.  O Balneário Público (açude), principal ponto turístico da cidade, localizado no bairro Lagoa, teve toda sua água trocada, tendo suas paredes limpas e tratadas.
 
Um dos pontos mais trabalhados foi a iluminação pública. As praças, avenidas e ruas principais receberam postes decorativos com globos iluminados, tornando Matões uma bela e agradável cidade, para orgulho dos seus moradores e visitantes.
 

Prefeita visitando reforma de Posto de Saúde
Para melhor atender a população e os turistas, o Hospital Divino Espírito Santo e os Postos de Saúde passaram por reformas, vistoriadas pessoalmente pela prefeita Suely Pereira. Profissionais da saúde estarão de plantão durante o período de festas, para atender de forma rápida as eventuais necessidades. Da mesma forma do ano anterior, a Guarda Municipal, auxiliada por 100 seguranças contratados para o evento, fará a tranquilidade da festa, contando ainda com o apoio das polícias civil e militar do município.
 
A festa este ano acontece em dois espaços, com shows livres para o público.  Na praça em torno da Igreja, a partir das 9:00h, no palco da Concha Acústica, a banda Cantores de Deus fará um grande show religioso. A Praça de Eventos, situada na entrada da Avenida Boa Esperança, receberá apresentações de várias bandas de expressão regional e nacional: Reprise (23), Art Som e Beijo Molhado; Pepê Jr, Arreio de Ouro e Garotada (24); Pilera e Magníficos (25).

A programação de Shows, marcam o MATÕES FEST. Nesta edição, estima-se receber na cidade cerca de 50.000 pessoas entre romeiros e turistas. O clima de contagem regressiva até o próximo final de semana toma conta da população. A prefeita Suely Pereira deixa seu convite e antecipa as boas vindas aos visitantes; "Que o Divino Espírito Santo cubra todos os Matoenses e seus visitantes de bênçãos. Vamos brincar,  nos divertir, mas, também, vamos à igreja para agradecer a Deus por nossas vidas. Sejam bem-vindos! "
 

Um comentário:

Basílio da Silva Rocha disse...

MATÕES–FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO: LINDA E MOCIONANTE!...”Vinde Espírito Santo enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor; enviai Senhor o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra...” A festa do Divino Espírito Santo é uma das maiores Festas Religosas do Maranhão. O Espírito Santo é o autor dos livros inspirados, conhece todas as coisas, incluindo os segredos divinos mais ocultos, pois Ele mesmo é Deus, além de perscrutar o íntimo dos corações e sem nada escapar ao seu olhar divino. Ele ainda destaca que pelo Espírito Santo a Virgem Maria concebeu Jesus no seu seio puríssimo; foi Ele que inspirou todas as ações de Jesus, pois é o Espírito do Pai, e Jesus não quer nenhuma coisa fora do que quer o Espírito do Seu Pai."Foi o Espírito Santo que levou Jesus ao deserto e que desceu sobre Ele em forma de pomba; "É Ele quem põe em nossos corações os sentimentos de confiança e de afeto filial para com o Pai; é Ele quem nos santifica fazendo de cada um de nós verdadeiros filhos de Deus em Cristo Jesus. É Ele o Santificador das nossas almas. A Festa do Divino Epírito Santo , uma das mais importantes da Igreja Católica e, da cidade de Matões, celebra a descida do Espírito Santo sobre os discípulos de Jesus no dia de Pentecostes e derrama seus sete Dons para disseminar o amor ao próximo e a solidariedade entre os homens. A festa do Divino Espírito Santo em Matões requer um enorme e incansável esforço de organização, mobilizando a comunidade inteira e cidades vizinhas, que dão apoio para que tão importante festa aconteça com brilhantismo e grande expressão de fé. Essa festa é uma relíquia do povo matoense, por sua autenticidade e beleza, preservando assim, tradições e valores. Parabéns à Prefeita Suely Pereira pela organização da Cidade de Matões para receber turistas e romeiros que caminham em busca da Fé em Deus e em seu Espírito consolador. É isso!