segunda-feira, 7 de abril de 2014

Política matoense de luto: morre o ex-prefeito José João

Por Abdenaldo Rodrigues/Matões Notícias
Faleceu na madrugada desta segunda-feira (07), o ex-prefeito de Matões, José João Pereira de Sousa, de 74 anos, de efisema pulmonar. Há vários dias, estava internado na UTI do Hospital de Terapia Intensiva (HTI), de Teresina.

José João (conhecido também por "Parea") nasceu em 24 de novembro de 1939, em Matões. (filho do ex-vereador Bernadinho Pereira da Silva (atualmente com 106 anos de idade). A sua trajetória política no município tem início no começo dos anos 80, quando tornou-se vice-prefeito de Alcino Pereira da Silva (o Lula), no grupo de oposição ao do ex-prefeito Mário Carvalho. Nas eleições de 1988,  foi eleito prefeito. Em 1992, apoiou Rubens Pereira que venceu as eleições. Na eleição seguinte, 1996, tentou retornar à prefeitura, mas foi derrotado pelo ex-prefeito Gilberto Tenório (Tenório Alagoano). Em 2004, foi suplente de vereador, assumindo a cadeira por um curto período. Atualmente, estava aposentado, morando em Teresina.

O ex-prefeito José João, aliado histórico do Grupo Pereira, de discurso firme e marcante, gozava de uma grande popularidade. Durante a sua administração, ficou conhecido pelo seu assistencialismo. Juntamente com a sua esposa Antônia Ramos de Sousa (D. Tunica), que estava à frente da secretaria Municipal de Assistência Social, desenvolveu um trabalho voltado para as causas sociais, ajudando as pessoas mais carentes do município.

O corpo do ex-prefeito está sendo velado no salão da Pax União, localizada na Av. Miguel Rosa, em Teresina. José João será sepultado às 17:00h, no cemitério do bairro Vermelha, na capital piauiense. Parentes e amigos de Matões se dirigiram ao velório para as últimas despedidas.

Nenhum comentário: