quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Vereadora Christiane Pinheiro apresenta projeto na Câmara para criação e implantação do Conselho Municipal da Juventude em Matões

Por Luciano Matias/Blog Crônicas de Matões/Texto editado

Vereadora Christiane Pinheiro

A vereadora Christiane Pinheiro (PCdoB), líder do Governo Municipal na Câmara dos Vereadores, honrando seu compromisso com o povo de Matões e continuando seu trabalho parlamentar em prol da cidadania, apresentou na sessão da última terça-feira (24), um Projeto de Lei (04/2015) que visa instituir o Conselho Municipal da Juventude - COMJUV.


Na mensagem que apresentou à Câmara, Christiane Pinheiro afirmou que o objetivo maior do COMJUV é exercer o controle público ou social, tanto sobre os órgãos da administração pública quanto sobre a gestão de políticas públicas voltadas para os jovens matoenses.


Christiane Pinheiro afirmou ainda que o Conselho é uma necessidade, pois busca dar representatividade à juventude na busca pela sua autonomia: "O Conselho  é um espaço crítico, cuja finalidade é impulsionar a organização consciente da juventude", completou a vereadora do PCdoB.


O Projeto de Lei será votado nas próximas sessões. A data ainda será definida pois dependerá da agenda da Secretária Estadual da Juventude e da Prefeita de Matões Suely Pereira(PSB), que fazem questão de estar presentes em Matões neste momento histórico para a juventude do Maranhão.


Vale salientar que a instituição do COMJUV já vinha sendo debatida pelos jovens de Matões a muito tempo, mais especificamente pela Pastoral da Juventude da Igreja Católica. Estes jovens encontraram apoio e suas demandas foram bem acolhidas pela vereadora Christiane Pinheiro. 

Um comentário:

Basílio da Silva Rocha disse...

MATÕES – “A juventude é uma qualidade, e não uma questão de circunstância.” Muito louvável o Projeto da Vereadora Christiane Pinheiro. A juventude é a porta de entrada para a vida adulta, quando a necessidade de inserção econômica é conjugada a necessidade de ampliação de escolaridade. Espera–se que o Conselho Municipal da Juventude atue juntamente com o Conselho Tutelar da Infância e da Juventude, atuando juntos na proteção das crianças e jovens do município, evitando que eles sejam atraídos para bancas de jogos de azar, consumo e tráfico de drogas e prostituição, mas que o caminho ideal para todos os jovens seja o caminho da escola, porque a escola é o local de formação humana das crianças e dos jovens. A juventude é a etapa, pela qual todos os seres humanos passam, experimentam, apontam as suas próprias descobertas e fazem com que as experiências vividas sejam lições também na vida adulta. Percebo que os jovens, talvez por melhores oportunidades nos dias de hoje tendem a ter um futuro mais promissor. Escolher o que fazer da vida é uma obrigação e os jovens não estão encontrando tantas dificuldades para obter essa escolha. Porém boa parte deles insiste em não crescer, não assumem tarefas, nem responsabilidades, parecem comprometidos em algumas coisas, mas negligentes em outras. Cresce amplamente a marginalização de jovens em todo o Brasil. Grande parte deles é dependentes químicos, roubam de suas próprias famílias, vivem a sexualidade precoce e inconsequente. E isso se faz muitas vezes por falta de estrutura familiar. Quando a família é presente e principalmente adequada à situação muda, a família é imprescindível para os jovens de hoje. É isso!