terça-feira, 10 de março de 2015

Na Câmara dos Deputados, Rubens Jr destaca Mais IDH

Por Assessoria de Comunicação do Dep. Federal Rubens Jr.
Em seu segundo discurso na Câmara dos Deputados em Brasília, o deputado Rubens Pereira Jr (PCdoB-MA) destacou as ações do governador Flávio Dino para melhorar o nível do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) no estado do Maranhão. O programa Mais IDH foi lançado este mês de março pelo governo do estado, com o objetivo de melhorar o desempenho dos 30 municípios maranhenses pior ranqueados pelo índice, que mede a qualidade de vida da população.

“Acontece no Brasil um grandioso programa de inserção social e desenvolvimento de regiões carentes”, afirmou Rubens Jr. “E ele acontece em um momento em que contrapõe a maior parte dos inícios de gestões burocráticas que acham que este é um momento de arrocho, de ajuste e consequentemente diminuição das políticas sociais”.

“Não é hora de chorar herança maldita, não é hora de apenas procurar culpados. Mas é hora, sim, de ação, é hora de inovação”, afirmou. “O Governo Flávio Dino inicia em outro rumo.”

Ação principais

Uma das principais ações do Mais IDH visa erradicar todas as escolas do Estado. “Isso ainda é uma triste realidade no nosso Estado, que agora será finalmente superada, não apenas nas 30 cidades com menor IDH, mas em todo o estado”, afirmou. Combate ao analfabetismo e valorização dos educadores são outras ações no tocante à educação.
Na saúde, destaca-se a Força Estadual de Saúde, com foco nos recém-nascidos, nas grávidas e nos idosos, especialmente os diabéticos e hipertensos. No que diz respeito à renda, o governo do Maranhão está investindo na agricultura familiar e regularização fundiária, com o objetivo de incrementar renda e erradicar a fome. “Dois terços dos maranhenses sofrem de insegurança alimentar grave ou gravíssima”, afirmou Rubens Jr.

“Não é hora de esperar, de arrocho ou de ajuste, porque combater o pior IDH do País tem pressa”, afirmou Rubens.

Mutirão Mais IDH

Este final de semana, o governo maranhense deu início ao Mutirão Mais IDH – uma ação intensiva de governo nas 30 cidades com os mais baixos índices de qualidade de vida do Maranhão. Aos 48 anos, o índio Viano Guajajara teve acesso, pela primeira vez, à carteira de identidade. Morador da Aldeia Juruá, nas proximidades do município de Jenipapo dos Vieiras, na região central do Maranhão, Viano participou das ações do Mutirão ‘Mais IDH’. Ele foi uma das 160 pessoas que estiveram na unidade móvel de atendimento do Mutirão ‘Mais IDH’ nos dois primeiros dias da ação. Foram oferecidos os serviços de emissão de carteira de identidade (1ª e 2ª via), Cadastro de Pessoa Física (CPF), carteira de trabalho e antecedentes criminais. “Até agora eu só tinha certidão de nascimento. Agora vou tirar a minha careira de identidade”, contou Viano Guajajara.

Nenhum comentário: