quarta-feira, 1 de abril de 2015

Conselho Municipal de Juventude é empossado em Matões com a presença da secretária de Juventude do Maranhão

Por Abdenaldo Rodrigues/Matões Notícias
Sessão de posse do Conselho Municipal de Juventude em Matões
Na noite dessa segunda-feira (30), data em que é comemorado o Dia Mundial da Juventude, foi empossado pela prefeita Suely Pereira (PSB), o Conselho Municipal de Juventude  em Matões e a primeira Diretoria Executiva. A solenidade, que aconteceu no Ginásio Esportivo "Vulcanito", contou com a participação da secretária de Juventude do Maranhão, Tatiane Pereira, o diretor de Assuntos Institucionais da Assembleia Legislativa do Maranhão, Rubens Pereira, da secretária de Administração da Prefeitura de Parnarama, Gabriela, além de várias autoridades locais.


Diretoria Executiva: Iarla, Paulo e Juliana
O Conselho Municipal de Juventude foi idealizado em Matões, inicialmente, pelo professor de Filosofia Luciano Matias. Em seguida, o jovem estudante de Direito, Daniel Rodrigues continuou a luta e, finalmente, com requerimento da vereadora Christiane Pinheiro (PCdoB), o projeto foi votado na Câmara e aprovado no último 24 deste. Na sexta-feira (27) aconteceu a eleição para a Diretoria Executiva, onde foram eleitos os jovens Paulo Cleyton (presidente), Iarla Santana (vice-presidente) e Juliana (primeira secretária).

Secretária de Juventude mostrou habilidade na capoeira
A secretária estadual de Juventude, além de parabenizar os conselheiros, falou sobre as ações que estão sendo implementadas pelo governo Flávio Dino para a juventude maranhense, enfatizando o Programa CNH Jovem: "O jovem maranhense da Rede Estadual de Ensino agora poderá tirar a Carteira de Habilitação sem Custos".

As discussões de uma política voltada para a a juventude do município têm tido todo o apoio da prefeita Suely Pereira. Foi na sua gestão que aconteceu a criação da Secretaria Municipal de Juventude, cujo atual secretário é o ex-vice prefeito Oziel Silva. Em sua fala, Suely Pereira disse que "a juventude é a janela pela qual entra o futuro"

Após a posse dos conselheiros, aconteceram várias atividades culturais, com destaque especial para o grupo de capoeira Urupê. Durante a apresentação, Tatiane Pereira não resistiu e entrou na roda, mostrando toda sua habilidade e carisma.
Conselheiros representantes dos empossados em Matões
O ConJuv-Matões é formado por 14 jovens, sendo 7 titulares e 7 suplentes, representando os diversos setores públicos e civis do município. O Conselho é um espaço de participação social, onde os conselheiros têm a função de acompanhar, fiscalizar e sugerir políticas públicas para a juventude. Desse modo, disse Rubens Pereira: "Estamos instalando o Conselho daqueles que farão o futuro deste município".

Nenhum comentário: