sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Matões de Luto: morre o ex-prefeito Alcino Pereira da Silva, patriarca da família Pereira

Por Abdenaldo Rodrigues/Matões Notícias
Alcino Pereira foi um dos mais expressivos políticos do município de Matões. 


Ex-prefeito de Matões Alcino Pereira
Às nove horas da manhã desta quinta-feira (29), morreu aos 84 anos o ex-prefeito Alcino Pereira da Silva, popularmente conhecido por "Lula", de parada múltipla dos órgãos. Há meses, o político lutava contra um CA. 

Oriundo da zona rural do município de Matões, onde trabalhou na agricultura, Lula chegou a cidade com sua família  na década de 70. Nos anos que se seguiram, formou um forte grupo político contra o domínio de 18 anos do então líder Mário Alves Carvalho. Nas eleições de 1982, Alcino, ao lado do seu vice-prefeito, José João Pereira, derrotou, por uma diferença mínima de 49 votos,  o candidato da situação, Pedro Alves Pinheiro, inaugurando uma novo período político na história do município.

Na sua gestão (1983-1988),  Matões passou por significativa transformação, principalmente na área educacional, com construções de escolas e a implantação do Ensino Médio. Também contribuiu com a expansão da eletrificação rural, ampliando a rede elétrica para vários povoados do município.

Alcino Pereira foi, sobretudo, um homem de visão de futuro, investindo na educação dos filhos. Dessa forma, conseguiu bravamente, ao lado da esposa Maria dos Anjos, formar três filhos na área jurídica: Juízes Simeão Pereira (Comarca de Timon), João Pereira Neto (Comarca de Caxias) e o advogado Paulo Cruz Pereira (Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão) além desses, formou a filha, professora Maria José Pereira (Pedagoga). Na política, destacaram-se o ex-vereador e presidente da Câmara, José Maria Pereira e o maior líder político do município, o ex-deputado estadual Rubens Pereira. Alcino é, ainda, avô do jovem deputado federal Rubens Pereira Jr.

Durante todo o dia, centenas de pessoas estiveram no velório, confortando a família e dando o último adeus ao grande político matoense. Entre os presentes, o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Humberto Coutinho, o prefeito de Caxias, Léo Coutinho e o deputado estadual Rafael Leitoa, de Timon.

A prefeita Suely Pereira, nora de Lula, divulgou Nota Oficial de Pesar: "Agradecemos imensamente o tempo que pudemos conviver com “Seu Lula” e temos a certeza de que ele será sempre lembrado pela sua sabedoria, honestidade, competência e sensibilidade para lidar com as adversidades cotidianas. Devemos sempre lembrar ainda que Deus quer ao seu lado os melhores e, com certeza, o nosso “Lulinha” já está ao lado do Senhor, cumprindo uma nova missão. Vá com Deus meu querido sogro. Obrigada por tudo".

Da mesma forma, o senador pelo Maranhão, Roberto Rocha, manifestou-se: “Meus sinceros sentimentos de pesar. Seu Lula continuará sendo uma boa referência para sua Família, mas também para a Política maranhense. Força e Fé!!!”.

Em sua homenagem, nesta sexta-feira (30), a partir das 07:00h está programada uma cerimônia na Câmara Municipal. Em seguida, acontecerá uma missa na Igreja da Matriz. O sepultamento está previsto para acontecer por volta das 10:00h, no Cemitério Nossa Senhora da Conceição.
 
 

Nenhum comentário: