segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Ferdinando Coutinho vence Gabriel Tenório e é o novo prefeito de Matões

Abdenaldo Rodrigues/Matões Notícias

Ferdinando Coutinho e Cristina Pereira: a força que vem da zona rural

Prefeito eleito Ferdinando Coutinho e vice Cristina Pereira
Embora com grandes vitórias políticas vividas no estado do Maranhão, com eleições de deputado estadual e de prefeito, no vizinho município de Caxias, a família Coutinho faltava chegar ao poder político máximo também em Matões, o que ocorreu nesse domingo (2), com a vitória de Ferdinando Coutinho para o comando da prefeitura do município.

Desde 1952, quando o pai de Ferdinando, o ruralista Eugênio de Sá Coutinho disputou, com derrota para Joca Morais, a primeira eleição do então novo município de Matões, um Coutinho não havia mais disputado  a prefeitura, contentando-se ao longo de décadas com cargos em setores menores, como vice-prefeitura, Câmara, presidência da Câmara e secretarias municipais. Com a eleição de Ferdinando, veio  a concretização de uma antiga aspiração da família.

Apoiado pelo grupo político dos Pereiras (dos incansáveis ex-deputado estadual Rubens Pereira, da prefeita Suely Pereira e do deputado federal Rubens Pereira Jr.), que concentra, ainda, várias outras famílias de tradição na política local, como Carvalhos e Colaços, o agropecuarista Ferdinando Coutinho, que é irmão do atual presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, o deputado estadual Humberto Coutinho, aliado do governador Flávio Dino, venceu o herdeiro político da família Tenório Alagoano, o advogado Gabriel Tenório, neto do ex-prefeito Gilberto Tenório. Gabriel tinha o apoio da família Sarney e do deputado estadual Alexandre Almeida, derrotado também nas urnas em Timon.

Para chegar à Prefeitura, Ferdinando Coutinho construiu um currículo político que o credencia a se tornar um dos grandes gestores do município. Foi vereador por duas legislaturas em Caxias; secretário municipal de governo, na administração Pedro Alves; vereador em Matões, durante o primeiro mandato da prefeita Suely Pereira (quando ficou com o primeiro lugar em votação, tornando-se presidente da Casa Legislativa); atualmente, é o vice-prefeito da gestora, que já é considerada a melhor prefeita da história do município, atingindo a impressionante marca de 80% de aprovação por parte da população matoense.

A configuração final das urnas nesse dia 02 de outubro trouxe o seguinte resultado: Em 79 seções, foram apurados 19.118 votos válidos, sendo que  Ferdinando Grandão (PSB), juntamente com a sua vice, a vereadora Cristina Pereira, obteve 9.470 votos e o seu adversário, Gabriel Tenório (PV), teve 8.411 (diferença pró Coutinho de 1.059 votos). Constaram ainda 179 votos em branco e 1058 votos nulos.

Nenhum comentário: