sábado, 31 de agosto de 2013

Administração de Suely Pereira em Matões é destaque nacional

Por ASCOM-Matões/Felipe Klamt

Suely Pereira é destaque em revista nacional
Suely Pereira (PSB), prefeita da cidade de Matões (MA) é capa da 23° edição da revista nacional Prefeitos e Vices. Na oportunidade a administradora comentou sobre as várias obras importantes inauguradas durante os seis primeiros meses de mandato e principalmente sobre a adesão de programas educacionais que contribuem significativamente para o desenvolvimento e valorização do jovem matoense.

Dentre os programas de maior impacto está o Mais Educação, iniciativa do governo federal que visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar. Desde o início de seu segundo mandato, a prefeita Suely Pereira, implantou o programa em 30 escolas do município, 25 na zona rural e 5 na zona urbana, levando atividades esportivas e culturais que, segundo a prefeita, “contribuem diretamente para o desenvolvimento social das crianças”.

A revista nacional destacou que além do investimento no futuro das crianças de Matões, a implantação do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e controle do Ministério da Educação (Simec), demonstra o interesse da administração municipal com a disseminação da educação também entre jovens e adultos.

Executar obras é a marca principal da atual administração. Só na gestão da prefeita Suely houve reforma e ampliação do Centro de Saúde Dr. Maria do Socorro M. Moreira, construção de escola infantil no povoado de Mandacaru, duas quadras poliesportivas, o estádio municipal no bairro da Piçarreira e a reforma de 24 escolas municipais.


23° edição da revista nacional Prefeitos e Vices

A administração de Suely conta com o apoio de importantes lideranças políticas como o presidente da Embratur, Flávio Dino, que esteve presente na inauguração de obras na cidade de Matões; dos deputados estaduais Rubens Jr (PCdoB) e Bira do Pindaré (PT), que também estiveram nas inaugurações e destacaram o trabalho da prefeita e a qualidade das obras. “Tem muito prefeito que, por motivação política, deixa para fazer inaugurações apenas no final das suas administrações”, afirmou Bira do Pindaré.

A revista está presente em mais de 5 mil prefeituras e há cada dois meses escolhe administradores municipais cujo trabalho é referência de desenvolvimento gestão participativa em todo o país.

3 comentários:

Alcebíades Kemps disse...

“Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra...”A educação é um instrumento eficiente para derrotar o desemprego ,a violência e a desigualdade social. Criar projetos voltados para aprendizagem de jovens surge como parte da solução para diversos problemas sociais. Além de grandes desafios educacionais, é necessário também que as escolas motivem os jovens a se manterem em sala de aula para que a aprendizagem de qualidade possa ocorrer. Como todos nós sabemos, os grandes centros urbanos estão sendo acometidos pelo crescimento absurdo da violência, gerada, na maioria das vezes, pelo crescimento das drogas, da desigualdade social; um mal enraizado em todas as camadas sociais, mas que atinge, principalmente, as camadas mais pobres da sociedade. Programas educacionais voltados para a educação dos jovens surgem como parte da solução para diversos problemas sociais, como desemprego, violência, criminalidade, educação, desigualdade social, habitação, combate às drogas, entre outros. Para estabelecer uma ponte entre a Matões do presente e a Matões do futuro, é imprescindível uma educação de qualidade, formadora de cidadãos comprometidos com uma vida social solidária e preparados para os desafios de uma sociedade cada vez mais demandante de informação e conhecimento. Percebe–se o esforço emergencial que a prefeita de Matões, Suely Pereira, está fazendo para enfrentar a escassez crescente de trabalhadores qualificados em áreas estratégicas, caracterizando um verdadeiro apagão de jovens qualificados para o mercado de trabalho. A superação dessa situação se dará pelo investimento intensivo em todos os níveis da educação formal, no ensino técnico e tecnológico, pela ampliação do acesso às tecnologias e pelo desenvolvimento de outros espaços de aprendizagem. Possibilitar e garantir as aprendizagens dos alunos com ênfase em uma educação integral e inclusiva, em que se considerem tanto as dimensões afetivas, físicas e cognitivas do desenvolvimento das crianças e adolescentes, como as aprendizagens, tempos, valores e atitudes nos diversos campos do conhecimento é proporcionar aos jovens e a sociedade o desenvolvimento pleno das instituições do município e do estado ; é contribuir com o desenvolvimento e com o progresso de um povo. O reconhecimento de inúmeras oportunidades existentes nos espaços das comunidades e das famílias possibilita a implementação de diferentes arranjos organizacionais, de modo a se respeitar as diferentes realidades educacionais: educação inclusiva, diversidade, alimentação de qualidade e muito mais.

Anônimo disse...

Enquanto em os outros municípios muito se fala... se discute, mas na verdade pouco ou nada se faz, não é para se surpreender. Matões cresceu e surge no cenário brasileiro justamente pelo fato da seriedade, competência aliado a um gerenciamento em investimentos aplicados, sobretudo REALIZADOS e REALIZANDO em obras, educação, saúde, empregos. Esse é o verdadeiro LEGADO reconhecido nacionalmente deixado por Suely Pereira que dá orgulho e autoestima ao povo residente e para aqueles que acompanham de longe como é o meu caso (do município de Niterói/RJ) o progresso do município matoense.

Ao jornalista Abdenaldo Rodrigues, parabéns e fique sabendo que semanalmente e já algum tempo, busco em seu blog noticias maravilhosas como está estampada em primeira página.

Abraços e felicidades,

Eliane Pereira de Castro

Anônimo disse...

Eu fico orgulhoso de saber que Matões uma cidade pequena e se destaca no meio de mais de cinco mil cidades do país, não é do Estado é do país. Parabéns Prefeita Suely , sei que você não faz mas porquê o governo do Estado é contra você . Mas uma vez sinto- me orgulhoso de ver que minha cidade estar sendo olhando pelo país. João